A QUESTÃO ECOLÓGICA, PANDEMIA DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA (COVID-19) E ELEMENTOS PARA SE REPENSAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Campus Prof. José Rodrigues Seabra – Sede Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá – MG Caixa Postal 50 CEP: 37500 90 https://orcid.org/0000-0003-2657-7302

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24953
Agências de fomento
Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Palavras-chave:

Educação, Formação Profissional, Pandemia.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar as interações entre natureza e cultura presentes nas interfaces que se estabelecem na questão ecológica, pandemia da síndrome respiratória aguda (COVID-19) e a formação profissional. O referido estudo se justifica ao analisar a formação profissional dos sujeitos para além da perspectiva do especialista na ciência disciplinar. O método de pesquisa se refere em compreender a pandemia de 2020 numa perspectiva da teoria crítica no sentido de discutir este acontecimento para além da ciência disciplinar. Isso se apresenta como forma de analisar as especificidades para o combate ao referido vírus em ruptura com a especialidade científica. A modernidade contemporânea reduz o conhecimento na informação midiática da sociedade do espetáculo que se apresenta como forma que limita ao sujeito pensar a dinâmica da realidade. O referido estudo se justifica ao compreendermos que a pandemia se trata da falta de resposta da modernidade perante a desarmonia que se consolida no consumo insustentável e extremo desequilíbrio na distribuição dos bens naturais do planeta. Conclui-se que ocorre uma falta de compreensão multidisciplinar da pandemia perante a complexidade do objeto, primordialmente, como problema social. Deste modo, a referida pandemia é algo que se apresenta como resultado direto da destruição da natureza em que o desequilíbrio e descontrole do ecossistema afetam diretamente os sujeitos que vivem em sociedade. Torna-se imprescindível compreender essa dinâmica nas relações entre a natureza e cultura na unidade como forma de oposição direta ao conhecimento instrumental. Torna-se de fundamental importância desalienar o sujeito no modo de vida instrumental que se distancia da compreensão radical dos conceitos de como os fenômenos naturais são afetados pelas desigualdades sociais. Esta falta de compreensão reproduz as injustiças na sociedade na incapacidade de viver em harmonia com a natureza e na distribuição dos bens produzidos coletivamente na sociedade.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Campus Prof. José Rodrigues Seabra – Sede Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá – MG Caixa Postal 50 CEP: 37500 90

Rogério Rodrigues é mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós doutor em Filosofia da Educação (USP). Docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) . E-mail: rrunifei@hotmail.com

 

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Publicado

23-04-2021

Como Citar

RODRIGUES, R. A QUESTÃO ECOLÓGICA, PANDEMIA DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA (COVID-19) E ELEMENTOS PARA SE REPENSAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 343–361, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.24953. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24953. Acesso em: 28 mar. 2024.