A QUESTÃO ECOLÓGICA, PANDEMIA DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA (COVID-19) E ELEMENTOS PARA SE REPENSAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24953Keywords:
Educação, Formação Profissional, Pandemia.Abstract
Este ensaio tem como objetivo analisar as interações entre natureza e cultura presentes nas interfaces que se estabelecem na questão ecológica, pandemia da síndrome respiratória aguda (COVID-19) e a formação profissional. O referido estudo se justifica ao analisar a formação profissional dos sujeitos para além da perspectiva do especialista na ciência disciplinar. O método de pesquisa se refere em compreender a pandemia de 2020 numa perspectiva da teoria crítica no sentido de discutir este acontecimento para além da ciência disciplinar. Isso se apresenta como forma de analisar as especificidades para o combate ao referido vírus em ruptura com a especialidade científica. A modernidade contemporânea reduz o conhecimento na informação midiática da sociedade do espetáculo que se apresenta como forma que limita ao sujeito pensar a dinâmica da realidade. O referido estudo se justifica ao compreendermos que a pandemia se trata da falta de resposta da modernidade perante a desarmonia que se consolida no consumo insustentável e extremo desequilíbrio na distribuição dos bens naturais do planeta. Conclui-se que ocorre uma falta de compreensão multidisciplinar da pandemia perante a complexidade do objeto, primordialmente, como problema social. Deste modo, a referida pandemia é algo que se apresenta como resultado direto da destruição da natureza em que o desequilíbrio e descontrole do ecossistema afetam diretamente os sujeitos que vivem em sociedade. Torna-se imprescindível compreender essa dinâmica nas relações entre a natureza e cultura na unidade como forma de oposição direta ao conhecimento instrumental. Torna-se de fundamental importância desalienar o sujeito no modo de vida instrumental que se distancia da compreensão radical dos conceitos de como os fenômenos naturais são afetados pelas desigualdades sociais. Esta falta de compreensão reproduz as injustiças na sociedade na incapacidade de viver em harmonia com a natureza e na distribuição dos bens produzidos coletivamente na sociedade.
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