A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE VIVIDA: EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO DIANTE DA CULTURA DOS AGROTÓXICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.25015Palavras-chave:
Educação problematizadora; Emancipação; Educação Ambiental.Resumo
Este artigo visa apresentar uma prática pedagógica realizada em 2018 no município de Santa Helena, com a participação de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais - da Escola Municipal Anita Garibaldi. A prática fundamentada pela perspectiva da educação problematizadora de Paulo Freire teve como propósito problematizar o uso dos agrotóxicos na produção dos alimentos. Concomitantemente as ações foram executadas com o intuito de instrumentalizar os alunos para a organização coletiva no enfrentamento das demandas comunitárias e exercício efetivo da cidadania. O trabalho foi premiado como uma das dez melhores práticas pedagógicas do Estado do Paraná pelo Instituto GRPCOM e Rede de Televisão RPC, através do Concurso Cultural Televisando. Com a apresentação da prática pedagógica por meio deste artigo espera-se inspirar educadores dos anos iniciais e indicar as ações realizadas como possibilidade metodológica para o desenvolvimento do pensamento crítico e emancipação humana.
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