A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE VIVIDA: EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO DIANTE DA CULTURA DOS AGROTÓXICOS

Autores

  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Anadir Fochezatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.25015
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação problematizadora; Emancipação; Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo visa apresentar uma prática pedagógica realizada em 2018 no município de Santa Helena, com a participação de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais - da Escola Municipal Anita Garibaldi. A prática fundamentada pela perspectiva da educação problematizadora de Paulo Freire teve como propósito problematizar o uso dos agrotóxicos na produção dos alimentos. Concomitantemente as ações foram executadas com o intuito de instrumentalizar os alunos para a organização coletiva no enfrentamento das demandas comunitárias e exercício efetivo da cidadania. O trabalho foi premiado como uma das dez melhores práticas pedagógicas do Estado do Paraná pelo Instituto GRPCOM e Rede de Televisão RPC, através do Concurso Cultural Televisando. Com a apresentação da prática pedagógica por meio deste artigo espera-se inspirar educadores dos anos iniciais e indicar as ações realizadas como possibilidade metodológica para o desenvolvimento do pensamento crítico e emancipação humana.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

CARNIATTO, I.; FOCHEZATTO, A. A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE VIVIDA: EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO DIANTE DA CULTURA DOS AGROTÓXICOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 350–365, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.25015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25015. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios