EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS PEDAGOGIAS DA AUTONOMIA E DA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25726
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia, Pandemia COVID-19

Resumo

Em tempos de distanciamento social, consequência da pandemia causada pela Covid-19, em que a vida em sociedade se altera drasticamente, este artigo problematiza alguns desafios que envolvem a educação infantil. Ele abarca quatro apontamentos para análise: possiblidades de manutenção de vínculos dos educadores com as crianças e suas famílias; condições de trabalho e formação dos docentes; proteção à saúde e à vida de adultos e crianças; e atenção às diferenças culturais e necessidades especiais das crianças. Discute acerca das contribuições advindas do campo educacional para análises desse contexto com foco em pressupostos de uma Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2006) e de uma Pedagogia da Infância (ROCHA, 1999). Em uma abordagem qualitativa, na perspectiva de discussão teórica, o estudo organiza as reflexões em diálogo com normativas educacionais e com registros do cenário atual produzidos e veiculados por entidades de pesquisa e pesquisadores. As observações desenvolvidas indicam as práticas de humanização como elementos primordiais nas relações educacionais, impulsionadoras de transformações sociais e mobilizadoras de esperança para a formação humana por meio da dialogia. Apontam ainda que as contribuições da Pedagogia, na análise desse contexto, se situam como possibilidades de fomentar o fortalecimento da docência, além de ressaltar e vivificar singularidades do trabalho desenvolvido com as crianças na primeira etapa da educação básica.

Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, GRUFAE/UFES

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013). Atualmente é Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Desenvolve orientações e disciplinas da Educação na graduação e na pós-graduação da Faculdade Saberes. Planeja, organiza e desenvolve ações na Formação Continuada de Professores e na Produção de Conteúdos Educacionais. Realiza pesquisas na área de Educação, com ênfase em Trabalho Docente, Formação de Professores e Educação Infantil.

Maria Nilceia de Andrade Vieira, GRUFAE/UFES

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestra em Educação pela mesma Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Educação de Educadores (Grufae). Pedagoga na rede municipal de Vitória/ES e professora na Faculdade Estácio de Vila Velha/ES.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

ALVES, K. K.; VIEIRA, M. N. de A. EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS PEDAGOGIAS DA AUTONOMIA E DA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 247–265, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25726. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25726. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade