EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS PEDAGOGIAS DA AUTONOMIA E DA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25726Parole chiave:
Educação Infantil, Pedagogia, Pandemia COVID-19Abstract
Em tempos de distanciamento social, consequência da pandemia causada pela Covid-19, em que a vida em sociedade se altera drasticamente, este artigo problematiza alguns desafios que envolvem a educação infantil. Ele abarca quatro apontamentos para análise: possiblidades de manutenção de vínculos dos educadores com as crianças e suas famílias; condições de trabalho e formação dos docentes; proteção à saúde e à vida de adultos e crianças; e atenção às diferenças culturais e necessidades especiais das crianças. Discute acerca das contribuições advindas do campo educacional para análises desse contexto com foco em pressupostos de uma Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2006) e de uma Pedagogia da Infância (ROCHA, 1999). Em uma abordagem qualitativa, na perspectiva de discussão teórica, o estudo organiza as reflexões em diálogo com normativas educacionais e com registros do cenário atual produzidos e veiculados por entidades de pesquisa e pesquisadores. As observações desenvolvidas indicam as práticas de humanização como elementos primordiais nas relações educacionais, impulsionadoras de transformações sociais e mobilizadoras de esperança para a formação humana por meio da dialogia. Apontam ainda que as contribuições da Pedagogia, na análise desse contexto, se situam como possibilidades de fomentar o fortalecimento da docência, além de ressaltar e vivificar singularidades do trabalho desenvolvido com as crianças na primeira etapa da educação básica.
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