ENEM: DA AVALIAÇÃO À REPRODUÇÃO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25790
Agências de fomento

Palavras-chave:

ENEM, Avaliação, Políticas Públicas.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a criação e mensuração de um padrão de qualidade dos estudantes do ensino básico, que orientaria também as formas de ingresso no ensino superior. Esse modelo de avaliação baseava-se numa proposta construtivista, levando em consideração a interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento com a realidade do estudante. Utilizamos em nossa análise a produção bibliográfica sobre o tema, a análise de documentos do MEC, INEP e ENEM. Como referencial teórico, recorremos à crítica sociológica da educação de Pierre Bourdieu.

Biografia do Autor

Cesar Mangolin, UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos

Cesar mangolin é doutor em Filosofia pela UNICAMP e professor da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Carlos Alberto Vieira Borba, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Carlos Alberto Vieira Borba é doutor em História Econômica pela USP e professor da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Elisabeth dos Santos Tavres, Unimes - Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Educação (PUC-SP).

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

MANGOLIN, C.; ALBERTO VIEIRA BORBA, C.; DOS SANTOS TAVRES, E. ENEM: DA AVALIAÇÃO À REPRODUÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 411–426, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25790. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25790. Acesso em: 19 abr. 2024.