A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2580Palavras-chave:
Educação Brasileira. Ensino Religioso. Formação de Professor. História da Educação.Resumo
O presente artigo analisa dados referentes à formação do professor de Ensino Religioso, no Estado do Paraná, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96. Com a alteração do artigo 33, feita pela Lei n. 9.475/97, o Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras abandonou o caráter proselitista e assumiu uma nova configuração, fundamentada no conhecimento do fenômeno religioso. De acordo com essa Lei, e o Parecer n. 97/99 do Conselho Nacional de Educação, cabem aos sistemas de ensino os procedimentos para habilitação e admissão de professores de Ensino Religioso. Em decorrência da nova legislação, a formação do professor para esse ensino tornou-se fundamental para a consolidação desse novo modelo educacional. Com o objetivo de analisar o processo de implantação do Ensino Religioso e a formação do professor para essa disciplina, no Estado do Paraná, fez-se um levantamento documental e bibliográfico sobre o tema. A análise desses dados resultou na constatação da falta de políticas públicas que possibilitem a profissionalização para esta área de conhecimento. Palavras-chave: Educação Brasileira. Ensino Religioso. Formação de Professor. História da Educação.Downloads
Publicado
01-07-2010
Como Citar
FALCIONI MALVEZZI, M. C.; ARNAUT DE TOLEDO, C. de A. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2580. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2580. Acesso em: 20 maio. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos da Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.