A HISTÓRIA DE LUTA, ORGANIZAÇÃO E CONQUISTA DA ESCOLA ITINERANTE CHICO MENDES-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.26048Keywords:
Movimento Sem Terra; Escola Itinerante; Educação do campo.Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender e descrever o movimento realizado pelos sujeitos (educadores, educandos, pais e mães) no âmbito da conquista da Escola Itinerante (EI) Chico Mendes, em Quedas do Iguaçu (PR), no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para tanto, buscou-se entender o processo histórico de organização da EI Chico Mendes no período de 2003 a 2007. As reflexões apresentadas sintetizam parte dos resultados da investigação desenvolvida no programa de pós-graduação em educação. A pesquisa, que tem caráter qualitativo, definiu-se como estudo de caso, com aporte em documentos elaborados pelo MST e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do desenvolvimento e da constituição da EI. Os resultados permitem compreender que o movimento de organização da EI garantiu o processo de escolarização das crianças, no contexto e na realidade das famílias acampadas, definindo-se como marco na história da educação no contexto do MST.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.