OS CAMINHOS DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Silvano da Conceição
  • Elisabete Conceição Huga Magrini

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i6.2639

Palavras-chave:

Agressividade escolar, Antropologia, Bullying, Psicologia social.

Resumo

Nesse texto apresentamos algumas reflexões em relação à manifestação do fenômeno bullying na sala de aula. Considerado um comportamento agressivo entre iguais que causa danos físicos e emocionais irreversíveis às vítimas, também é considerado um fenômeno social complexo e de difícil diagnóstico por envolver condutas e valores que resultam de processos sociais. O presente artigo procura contribuir com a discussão revisitando um conjunto de fontes bibliográficas, procurando estabelecer uma conexão entre o fenômeno da agressão em si com a manifestação do fenômeno bullying. No geral, a diminuição da manifestação desse fenômeno no cotidiano escolar está diretamente associada à sensibilização e à conscientização da família e de toda a comunidade escolar, para que os educadores possam intervir de forma coerente e a escola possa adotar medidas de prevenção necessárias.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CONCEIÇÃO, S. da; MAGRINI, E. C. H. OS CAMINHOS DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO NO COTIDIANO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 6, p. p. 101–118, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i6.2639. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2639. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES