AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE OS AFAZERES PEDAGÓGICOS ENTRE OS PROFESSORES E A DISCUSSÃO COM E PARA OS ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.26596
Agências de fomento

Palavras-chave:

Trabalho Colaborativo, Educação Profissional, Formação Integral.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre as contribuições das práticas colaborativas nos afazeres de professores e estudantes em uma escola de Educação Profissional no estado do Ceará. Para tanto, investigamos como a gestão colaborativa e compartilhada tem acontecido na instituição e como a Educação Profissional Integrada tem se desenvolvido, na perspectiva da formação integral dos jovens atendidos por essa modalidade de ensino. Sobre a metodologia, optamos por utilizar entrevistas estruturadas como instrumento de pesquisa, por se tratar de um estudo de caso com viés qualitativo. Para tanto, realizamos entrevistas com professores, estudantes e gestores escolares. Foram entrevistados 05 professores, 07 alunos, 03 coordenadores escolares e 01 diretor escolar. De acordo com os dados da pesquisa, pontuamos a necessidade de se pensar estratégias para integrar os atores da instituição, que favoreçam o diálogo e a escuta desses atores, que eles possam se expressar e se posicionar, ampliando a gestão colaborativa e compartilhada.

Biografia do Autor

José Fábio Vieira Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Professor de Matemática da rede pública estadual do Ceará.

Lucas Melgaço Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Sistema Público de Ensino de Maracanaú.

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. V.; SILVA, L. M. AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE OS AFAZERES PEDAGÓGICOS ENTRE OS PROFESSORES E A DISCUSSÃO COM E PARA OS ALUNOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 108–127, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.26596. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26596. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios