Prática docente na escola do campo: entre a arte e o ofício de articular saberes e conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.26748
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Palavras-chave:

Escola do Campo. Conhecimentos escolares. Saberes da cultura camponesa.

Resumo

Este trabalho contém reflexões e discussões sobre prática docente na escola do campo. O estudo em referência decorre de pesquisa narrativa desenvolvida junto a um programa de pós- graduação em educação cujo objetivo geral foi investigar como os professores de ensino fundamental articulam conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa. O recorte apresentado neste estudo objetiva especificamente caracterizar a prática de professores do campo e analisar como eles articulam saberes da cultura camponesa aos conhecimentos escolares. Sua discussão central tem o seguinte problema: quais articulações entre conhecimentos escolares e saberes da cultura camponesa se realizam na prática de professores da escola do campo? O direcionamento metodológico inclui-se na vertente da pesquisa qualitativa com abordagem narrativa.  A produção dos dados foi realizada mediante o emprego dos Diários de Aula na perspectiva de Zabalza (2004). O campo de pesquisa foi a Unidade Escolar João Soares de Brito localizada no município de Castelo do Piauí. Os sujeitos foram 7 (sete) professores que trabalham em turmas do 6º ao 9º ano com as disciplinas de: Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Matemática. Para preservação de suas identidades os interlocutores receberam os codinomes: Mário, Vilma, Maria, José, Helen, Nita e Maia, escolhidos por eles. Suas narrativas revelam a compreensão e disposição em realizar a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa por meio de uma prática docente que ultrapassam da sala de aula e os muros da escola, interagindo com a comunidade e criando espaços de vivências políticas e experiências culturais dos sujeitos.

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Publicado

05-07-2023

Como Citar

MELO, R. A. .; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Prática docente na escola do campo: entre a arte e o ofício de articular saberes e conhecimentos. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 482–503, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.26748. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26748. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios