AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O USO DE HQS NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.26786Palabras clave:
Formação de professores; Histórias em quadrinhos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Resumen
Este artigo analisa o uso, por professores do ensino fundamental, de Histórias em Quadrinhos - HQ em sala de aula. Estes professores participaram da oficina ofertada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Educação - CEAFE do município de Aracaju para o uso do editor de HQ online, Toondoo. A referida oficina teve como objetivo mostrar o uso de HQ como estratégia de ensino e aprendizagem e incentivar o uso de TDIC no processo de ensinar e aprender. Esta pesquisa é qualitativa com abordagem em estudo de caso. Na análise da oficina ficou constatado que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQs. Os professores mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQs nas suas diferentes áreas de atuação. Foram identificadas e destacadas as dificuldades tecnológicas de uso do editor online de Histórias em Quadrinhos na sua prática devido à falta dos equipamentos necessários, computador e internet na escola. Constataram as possibilidades de realizar uma prática pedagógica significativa com esse gênero textual.
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