AS APARÊNCIAS ENGANAM: A PRETEXTO DE UMA CRÍTICA RADICAL SOBRE O IDEÁRIO INCLUSIVISTA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2690
Agências de fomento
CNPq/UEMS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Ideologia Burguesa, Marxismo.Resumo
O presente ensaio tem como objetivo discutir de forma crítica a proposta oficial da Educação Inclusiva no cenário pedagógico brasileiro, situando-a no contexto mais amplo das tentativas burguesas de manutenção e reprodução da sociedade capitalista neoliberal. Para tanto, denuncia-se a incoerência e a insustentabilidade de um discurso inclusivista forjado no interior de um modelo social excludente e classista. Como um contraponto a esse modelo, sugere-se a luta pela superação da própria sociedade capitalista, juntamente com a busca de novos referenciais pedagógicos para nossas escolas, a tal ponto que as discussões no meio educacional não recaiam apenas em torno do debate inclusão x exclusão de alunos com deficiências, mas se possibilite a todos, de forma indistinta, o reconhecimento de seus direitos e a apropriação do saber elaborado.Downloads
Publicado
01-07-2010
Como Citar
BEZERRA, G. F.; ARAUJO, D. A. de C. AS APARÊNCIAS ENGANAM: A PRETEXTO DE UMA CRÍTICA RADICAL SOBRE O IDEÁRIO INCLUSIVISTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2690. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2690. Acesso em: 10 out. 2024.
Edição
Seção
Políticas Educacionais
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