PEDAGOGIA - PENSAR A PEDAGOGIA PARA RESPONDER AOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES DA ATUALIDADE

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.27226
Agências de fomento

Resumo

Na literatura da área de Educação, internacional e nacional, temos identificado, na história, o debate acerca da Pedagogia como ciência da educação. No Brasil, particularmente, as discussões produzidas nos últimos anos, em periódicos científicos, teses, dissertações, livros, eventos acadêmicos, entre outros, se endereçam a partir da defesa de que é a Pedagogia a ciência que estuda, problematiza, compreende e reflete sobre a natureza dos fenômenos educativos (PIMENTA, 2012).

         No entanto, conforme consta no estudo de doutoramento da Professora Maria Amélia Santoro Franco, publicizado no livro “Pedagogia como ciência da Educação”, pouco a pouco, a Pedagogia tem perdido seu lugar, na condição de ciência, e tem se secundarizado, tornando-se apenas uma área da Educação (FRANCO, 2008). Isso ocorre, principalmente, em razão de que, ao longo do tempo, a Pedagogia precisou adequar-se à lógica subjacente às ciências positivistas (FRANCO, 2008; FRANCO, 2011). Em virtude desse cenário, muitos profissionais da educação a desconhecem, mesmo aqueles que atuam em cursos de Pedagogia ou desenvolveram suas formações iniciais nessas graduações (LIBÂNEO, 2007; FRANCO, 2008).

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  (DCH/UFERSA), Brasil. É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas em “Educação, Memórias, (Auto) Biografia e Inclusão” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (GEPEMABI/UERN), “Educação, Discursos e Sociedade” (GEPEDS/UFERSA) e “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. É Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação com estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora Associada do Departamento Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. É Líder do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. É bolsista de produtividade do CNPq, área de Educação.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A.; FERREIRA, L. S. PEDAGOGIA - PENSAR A PEDAGOGIA PARA RESPONDER AOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES DA ATUALIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 1–9, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.27226. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27226. Acesso em: 28 mar. 2024.