PEDAGOGIA - PENSAR A PEDAGOGIA PARA RESPONDER AOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES DA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.27226Resumo
Na literatura da área de Educação, internacional e nacional, temos identificado, na história, o debate acerca da Pedagogia como ciência da educação. No Brasil, particularmente, as discussões produzidas nos últimos anos, em periódicos científicos, teses, dissertações, livros, eventos acadêmicos, entre outros, se endereçam a partir da defesa de que é a Pedagogia a ciência que estuda, problematiza, compreende e reflete sobre a natureza dos fenômenos educativos (PIMENTA, 2012).
No entanto, conforme consta no estudo de doutoramento da Professora Maria Amélia Santoro Franco, publicizado no livro “Pedagogia como ciência da Educação”, pouco a pouco, a Pedagogia tem perdido seu lugar, na condição de ciência, e tem se secundarizado, tornando-se apenas uma área da Educação (FRANCO, 2008). Isso ocorre, principalmente, em razão de que, ao longo do tempo, a Pedagogia precisou adequar-se à lógica subjacente às ciências positivistas (FRANCO, 2008; FRANCO, 2011). Em virtude desse cenário, muitos profissionais da educação a desconhecem, mesmo aqueles que atuam em cursos de Pedagogia ou desenvolveram suas formações iniciais nessas graduações (LIBÂNEO, 2007; FRANCO, 2008).
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