GEOGRAFIA E PALEONTOLOGIA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.27756

Palavras-chave:

geografia, paleontologia, interdisciplinaridade.

Resumo


O objetivo do presente artigo é expor as bases legais, teóricas e metodológicas de articulação entre a Paleontologia e o ensino de Geografia. Diante disso, através de bibliografias especializadas de caráter integrador, interdisciplinar e conectiva, buscamos entender as possibilidades e necessidades do conhecimento produzido nos campos de pesquisa da paleontologia que possam ser vinculantes e enriquecedoras para a Geografia da Educação básica. Neste sentido, percebe-se que, apesar de um reducionismo curricular na disciplina de Geografia, para os conteúdos que abordam a gênese e desenvolvimento paleoambiental e, sobretudo, paleontológicos do planeta Terra, ainda há possibilidades estruturais de articular o conhecimento da Paleontologia com esta disciplina do currículo básico brasileiro.

Biografia do Autor

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

Helison Elconides dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia, Alma mater Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2012); especialização em Educação (2019) e atualmente mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Realiza estudos e pesquisas nas áreas de história e ensino de geociências. Docente do quadro permanente do magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná desde 2015.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

MALACARNE, V.; DOS SANTOS, H. E. GEOGRAFIA E PALEONTOLOGIA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 60–82, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.27756. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27756. Acesso em: 19 jan. 2022.