OPRESSÃO E LIBERDADE NAS OBRAS DE PAULO FREIRE E SIMONE DE BEAUVOIR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.27886
Agências de fomento

Palavras-chave:

Feminismo; Educação; Consciência.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que se dedicou às ideias de Paulo Freire e Simone de Beauvoir. Teve como objetivos compreender as perspectivas dos autores; analisar como se aproximam ao denunciar a opressão; e verificar métodos de superação propostos na busca pela liberdade.  A metodologia contemplou pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, na qual realizou-se a análise de conteúdo, que proporcionou condições para o entendimento da relação dialética entre as ideias e a realidade social. Os conceitos de “opressão” e “liberdade” foram elencados enquanto categorias de análise. Indagou-se: é possível traçar uma linha de raciocínio comum em relação à compreensão sobre a opressão?  Torna-se viável construir uma forma de, a partir da educação e da formação nessa sociedade, alcançar a liberdade? As análises empreendidas indicaram que, ambos os autores, reconhecem a opressão, seja de classe ou de gênero, como um mal intrínseco a essa sociedade e apontam a necessária formação da consciência como condição para o alcance da liberdade.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

CARVALHO, L. E. B. de; PERTILE, E. B. OPRESSÃO E LIBERDADE NAS OBRAS DE PAULO FREIRE E SIMONE DE BEAUVOIR. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 284–301, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.27886. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27886. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios