SAÚDE E ESTILO DE VIDA DE DOCENTES CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.28137
Agências de fomento

Palavras-chave:

Atividade Física; Saúde Docente; Lazer.

Resumo

Este trabalho buscou relacionar o nível de Atividade Física no Lazer considerando o Estilo de Vida e Saúde dos profissionais da educação no contexto da pandemia de COVID-19. Participaram 201 professores da Rede Municipal de Educação. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico; Questionário Internacional de Atividade Física – versão longa; Perfil de Estilo de Vida Individual; Questionário de Saúde Docente. Foram utilizados os testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson, Correção de Continuidade de Yates e Exato de Fisher, Prova U de Mann Whitney. Evidenciou-se que professores Ativos Fisicamente apresentam menores índices de esgotamento que professores inativos e um perfil de estilo de vida mais positivo. A dimensão de Atividade Física não é o determinante para a promoção de um Estilo de Vida Individual mais positivo, nem central para melhores níveis de Saúde Docente sendo que, as dimensões de Relacionamento e Autoeficácia são determinantes na construção de um Estilo de Vida Positivo e uma Saúde Docente excelente, respectivamente.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

TESTA, S.; CÂNDIDO, F. P.; VIEIRA, S. V.; BOTH, J. SAÚDE E ESTILO DE VIDA DE DOCENTES CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER NA PANDEMIA DE COVID-19. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 293–315, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.28137. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28137. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios