As emoções e o processo educativo: uma leitura a partir da teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.28529

Palavras-chave:

Emoções; Ensino-aprendizagem; Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as emoções e suas relações com os processos de ensino e aprendizagem e a atuação docente. Utiliza de uma pesquisa bibliográfica sistemática de artigos, a partir da base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Nessa base, foram identificados 32 artigos que atenderam às especificações utilizadas como critérios de classificação, como os descritores: ensino; aprendizagem; e psicologia histórico-cultural. A análise está assentada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontaram poucos estudos associados à temática, que visavam apresentar uma releitura das emoções, especialmente em Vigotski, bem como alguns desses artigos evidenciaram a relevância dos aspectos emocionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, sugerindo a necessidade de abordar a unidade cognitivo-afetiva no processo educativo.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

DALLAGNOL, C.; BROTTO, I. J. de O.; CASAGRANDE, I. M. K. As emoções e o processo educativo: uma leitura a partir da teoria Histórico-Cultural. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 274–292, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.28529. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28529. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios