ACESSIBILIDADE PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.28656

Resumo

O presente artigo refere-se a um estudo sobre alguns institutos federais brasileiros e o processo de acessibilidade e permanência de estudantes com Deficiência Intelectual sob o contexto profissional tecnológico. O objetivo foi o de analisar, juntamente com os profissionais da educação, os recursos, serviços e estratégias para escolarização de estudantes com Deficiência Intelectual na formação profissional. Para a coleta de dados aqui discutidos utilizou-se de estratégias da pesquisa colaborativa, a qual teve como primeira etapa questionários de levantamento inicial online e como segunda sessões reflexivas, as quais foram três encontros virtuais com servidores dos Institutos Federais que possuem matrícula de estudantes com Deficiência Intelectual. O intuito foi o de investigar o funcionamento e a organização dos Institutos Federais para a escolarização dos alunos com Deficiência Intelectual, junto ao seu ingresso, permanência e certificação. Os dados mostraram o quanto os participantes buscam um empenho em melhorar o acesso desse público ao contexto educacional e se sensibilizam com a falta de definição de papel entre os profissionais atuantes nestes locais de educação profissional tecnológica. Além disso, vê-se a discrepância entre as legislações com bases internacionais e as práticas, uma vez que o Plano Educacional Individualizado (PEI), por exemplo não se faz completamente como está previsto em marcos legais.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

JULIANA BONI DE MENDONÇA, T.; CARAMORI , P. M.; ARIELA RIOS VILARONGA , C. . ACESSIBILIDADE PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 27–51, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.28656. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28656. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios