Formação na graduação em enfermagem: a percepção de acadêmicos acerca das aulas práticas
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.28898Palavras-chave:
Formação profissional em saúde; Graduação em Enfermagem; Atividades práticas.Resumo
Para a formação em saúde, o aprendizado prático se destaca pela oportunidade da consolidação da integração teórica com a realidade. Objetivou-se compreender a percepção dos alunos da graduação em enfermagem, de uma universidade pública do Oeste do Paraná, sobre as aulas práticas (AP). Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2018 e 2019 contando, respectivamente, com a participação de 80 e 40 acadêmicos que responderam a um questionário on-line encaminhado por e-mail. O corpus de pesquisa foi sistematizado com auxílio do Software NVivo e submetido a análise de conteúdo. Os participantes consideraram as aulas práticas supervisionadas coerentes e suficientes; os campos de prática adequados e observaram relação entre o que estudaram em laboratório e salas de aula. Sistematizaram-se as temáticas dificuldades nas AP, percepções da avaliação na AP, sentimentos vivenciados na AP, importância das AP, sugestões dos alunos para a AP, posturas docentes negativas e afirmativas nas AP. Conclui-se que as AP são fundamentais; as vivências foram intensificadas no entorno das posturas docentes afirmativas e negativas; os critérios de avaliação devem ser explícitos e a interação ensino-serviço ainda carece avançar para produzir espaços qualificados de formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.