MONITORIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29533

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de elaboração e os primeiros resultados da implementação pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade de Londrina NAC/UEL da Monitoria em Educação Especial. Trata-se de projeto de pesquisa em ensino em parceria com a equipe do NAC que ocorreu no ano letivo de 2021 e contou com cinco monitoras dos cursos de Psicologia e Pedagogia e seis monitorandos, universitários público-alvo da Educação Especial matriculados nos cursos de graduação presencial da UEL. Ao todo, foram realizadas 27 reuniões de supervisão das sessões de acompanhamento, em que estratégias variadas foram implementadas, desde organização de hábitos de estudos; comunicação com professores e colegas; conhecimentos das normas, dos espaços e serviços da universidade. Entre os resultados principais do trabalho, destacam-se os feedbacks positivos dados pelos monitorandos e pelas monitoras e os próprios desempenhos dos primeiros na resolução dos problemas e dificuldades que os fizeram procurar a monitora inicialmente. Conclui-se que a Monitoria em Educação Especial pode ser considerada um dos recursos de Atendimento Educacional Especial no Ensino Superior. Além disso, constata-se a necessidade de ampliação do número de discentes atendidos, que pode ser garantida por destinação de recursos financeiros de apoio às monitoras, aumento de profissionais na equipe do NAC para supervisão das atividades e a participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento. 

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

RIBEIRO, K.; FREITAS , M. C. de .; AUSEC, I. C. de O. MONITORIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 476–498, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29533. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29533. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios