PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA AUTONOMIA E DA ESCUTA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29682

Palavras-chave:

Compreensão; Emancipação; Diálogo.

Resumo

O presente texto busca compreender a percepção de professores sobre os pressupostos da autonomia e abertura à escuta no ensino superior. É resultado de uma pesquisa de campo, seguindo uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com professores que atuam em IES da rede privada, do interior do Estado do Ceará, seguindo a proposta de análise textual discursiva/discussão dos dados. A discussão central se deu à luz das reflexões de Freire (2002) e Demo (1996). Percebeu-se que esses pressupostos são basilares para a formação de profissionais participativos e críticos, especialmente junto a professores que dialogam com a comunidade onde se encontram inseridos, sendo que com isso ampliam sua inserção social, enquanto intelectuais que articulam os saberes e atuam na transformação da realidade.

Biografia do Autor

Rogério José Schuck, Universidade Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

Adriano Edo Neuenfeldt, Universidade Vale do Taquari - UNIVATES

Formação acadêmica: Possui doutorado em Ensino pela Univates/RS (2020); mestrado em Educação pela UFSM/RS (2006); especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação Aplicadas à Educação pela UFSM/RS (2011); graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFSM/RS (2002) e bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM/RS (2003). Experiência profissional: Professor substituto durante dois períodos (2004-2005 e 2007-2008) na Universidade Federal de Santa Maria vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, ministrando disciplinas para os cursos de Pedagogia, Educação Especial e Licenciatura em Matemática. Também atuou como professor da Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Esteve vinculado a UAB - Curso de Pedagogia Ead (UFSM), como professor pesquisador e conteudista no Curso de Pedagogia (2009-2010).

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

CARNEIRO DE ALMEIDA, D.; SCHUCK, R. J.; NEUENFELDT, . A. E. PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA AUTONOMIA E DA ESCUTA NO ENSINO SUPERIOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 80–105, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29682. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29682. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios