Crianças indígenas: o brincar ao ar livre e o transtorno de déficit da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.29832

Palavras-chave:

Crianças; Indígenas; Natureza; Brincar.

Resumo

A pesquisa discute o lugar onde estão situadas as crianças indígenas na Antropologia da Criança e como se constitui a relação com o brincar ao ar livre. Orientou-se pela pesquisa bibliográfica e pela narrativa como instrumento de coleta de informações. Ficaram evidentes a importância dada ao valor educativo da natureza como um pressuposto epistemológico comum nos diversos processos educacionais que se aplicam às infâncias indígenas brasileiras. Foi possível aferir o modo de vida ao qual as crianças estão atualmente submetidas (era digital). A ausência de elementos naturais, de expressões corporais e, a desconexão das crianças com a natureza tem gerado um mal-estar na contemporaneidade infantil, que os estudiosos classificam como Transtorno do Déficit de Natureza. É urgente uma (re) conexão das crianças com a natureza e as infâncias indígenas podem fornecer subsídios fundamentais para a elaboração de uma educação sensível que permita o bem-viver a todas as crianças.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

BORGES, J. C. S. .; RIBEIRO , M. N. V. U.; MARINHO , S. da P. L. .; NUNES, R. O. Crianças indígenas: o brincar ao ar livre e o transtorno de déficit da natureza. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 163–178, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.29832. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29832. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios