O Programa Residência Pedagógica pela ótica docente na escola-campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.29929

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Formação docente; Professores regentes.

Resumo

Ao considerar a formação docente, bem como os desafios que se mostram na educação no que diz respeito da dualidade da relação teoria e prática, apresentamos possibilidades de reflexões sobre o Programa Residência Pedagógica, destacando a função da prática em campo e a receptividade dos profissionais que já atuam nas áreas. Objetivamos analisar a concepção de professores regentes das escolas-campos, que receberam os residentes no contexto escolar e a coparticipação no processo de formação inicial dos licenciados em Pedagogia. O estudo apresenta a origem do Programa e seus respectivos projetos de leis, com intuito de contextualização histórica. Foram realizados apontamentos sobre a integração entre os cursos de licenciaturas e os programas de estágios na formação dos acadêmicos e como estes são interpretados no contexto de sala de aula por seus co-formadores. Acreditamos ser necessário a promoção de estudos dessa natureza, em que o processo formativo inicial é refletido sob a perspectiva dos professores das escolas de educação básica, uma vez que o cenário educacional brasileiro aponta para a continuidade de programas com características de formação em campo, pensando no aperfeiçoamento dos profissionais da educação e possibilitando aos residentes a imersão em um ambiente de experienciação da profissão.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

ARAÚJO, V. F. de; ALENCAR, G. A. R.; RODRIGUES , O. P. S. . O Programa Residência Pedagógica pela ótica docente na escola-campo. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 146–162, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.29929. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29929. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios