A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS DO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS – CANOAS/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30024

Palavras-chave:

Étnico-racial; Quilombolas; Políticas educacionais.

Resumo

O estudo trata das relações étnico-raciais na   trajetória escolar de jovens quilombolas do Quilombo Chácara das Rosas, no município de Canoas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória ocorrida entre os anos 2020 e 2021. Por meio da análise de conteúdo de entrevistas compreensivas e da análise documental de políticas educacionais sobre educação étnico-racial objetivamos compreender como as relações étnico-raciais são percebidas e significadas por quatro jovens quilombolas em suas trajetórias escolares no Ensino Fundamental. Sustenta-se teoricamente no campo das epistemologias do sul, políticas educacionais e no conceito de juventudes. Identificamos que a relevância da educação para as relações étnico-raciais é compreendida pelos jovens. No entanto, possuem contato pontual com a temática na escola, o que os faz procurar conhecimentos sobre suas origens culturais por meio da oralidade, em conversas realizadas com familiares no interior do Quilombo. Os conteúdos, ações e atividades relacionadas e educação das relações étnico-raciais são escassas nas escolas e influenciam na percepção de jovens negros sobre si e seus posicionamentos nos espaços coletivos.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

MALONN, C.; FRITSCH, R. .; PASINATO, D. A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS DO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS – CANOAS/RS. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 385–411, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30024. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios