Formação docente frente aos imperativos de formação por competências da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30229

Palavras-chave:

Competências; Formação Docente; Neoliberalismo.

Resumo

O presente artigo deriva do trabalho de investigação de mestrado, sendo uma revisão bibliográfica e documental em perspectiva hermenêutica e analítica, com o objetivo de discutir e refletir sobre o conceito de competência presente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A investigação dialoga com um conjunto de documentos e referências, com ênfase nos escritos de Philippe Perrenoud. Resgata a trajetória de construção e aprovação da BNCC, documento que norteia e orienta o currículo escolar da educação básica brasileira e reconstrói alguns elementos políticos dos bastidores da construção da política. Estes acabaram inclinando a BNCC para uma perspectiva neoliberal e mercadológica, enfatizando a formação técnica e, consequentemente, enfraquecendo o lugar da docência. Assim, estabelece algumas reflexões a respeito das implicações do termo “competência”, “pedagogia das competências” para a escola e a formação de professores.  O caráter técnico-profissional da BNCC, de certo modo enfraquece a formação crítica e humana. Consequentemente descontrói o papel social e formativo da escola, que passa a ocupar o lugar de subordinação às exigências do mercado, sendo o professor um mero executor de tarefas.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

TECHIO, J. P. .; NEITZEL, O. Formação docente frente aos imperativos de formação por competências da BNCC. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 126–145, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30229. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30229. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios