Tensões em perspectivas no processo de escrita acadêmica

Autores

  • Camila Ribeiro de Almeida Rezende Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30555

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica; Dificuldades; Emoções.

Resumo

A escrita acadêmica nos tensiona, seja na busca de convencimento dos pares, seja no medo de suas avaliações.  E é nos meandros dos sentimentos que experimentamos ao escrevermos academicamente que encontramos um profícuo campo de investigação, capaz de auxiliar-nos a percorrer o processo criativo da ciência de forma mais ciente. Assim, o objetivo deste artigo é perspectivar algumas dessas tensões emocionais experimentadas por estudantes de graduação e pós-graduação de forma a analisar suas características sociais, e não apenas individuais – fazendo destacar seu caráter coletivo. Para isso, os dados utilizados na análise e reflexão deste artigo partem de uma coleta conduzida através de um questionário semiestruturado durante o minicurso de escrita acadêmica na XIV ANPED SUL (2022) – totalizando 49 respondentes. A metodologia de tratamento e de análises dos dados, bem como a de condução do minicurso, foi embasada na pesquisa-ação institucional. As teorias que apoiam tais análises partem da sociologia da escrita, da ciência e das emoções, tendo como seus principais representantes Pierre Bourdieu, Howard Becker, Bruno Latour e Jack Barbalet. Os resultados apresentados apontam alguns imaginários socialmente compartilhados que dificultam o processo da escrita acadêmica – o artigo tensiona tais imaginários para lidarmos de maneira mais consciente com o desafio que é escrever academicamente.

Referências

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

REZENDE, C. R. de A. Tensões em perspectivas no processo de escrita acadêmica. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 259–279, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30555. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30555. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA