O ensino de ciências da natureza no Ratio Studiorum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30556

Palavras-chave:

Ratio Studiorum; História da Educação; Ciências.

Resumo

Publicado no ano de 1599 pela Companhia de Jesus, o Ratio Studiorum foi um documento orientador do sistema educacional jesuíta e serviu como modelo para a organização do ensino português entre os séculos XVI e XVIII. Constituído por um conjunto de 467 regras, o Ratio tinha como finalidade organizar um sistema educacional, baseado em colégios, direcionado a aspectos de catequização e formação clássica e humanista. Neste panorama, como objetivo desta pesquisa, analisamos a ocorrência, estrutura e institucionalização de disciplinas científicas no Ratio Studiorum, buscando assim descortinar a existência de uma possível intenção jesuíta para com o ensino e estudos de disciplinas científicas. A metodologia da pesquisa foi estruturada com base numa análise de conteúdo, proveniente dos trabalhos de Bardin (2004) e Moraes (1999). Metodologia essa apoiada em referenciais teóricos que tratam da história da educação, história das disciplinas escolares, da construção do currículo e da didática. Para a análise foram estabelecidas, a priori, três categorias: didática e ensino do conteúdo, conteúdo da disciplina e finalidade de ensino. Nos resultados destacamos 205 regras estabelecidas no Ratio para o trabalho realizado pelos professores, o que indica que 44% do total das regras dispostas no documento funcionavam como diretrizes para o desenvolvimento do trabalho docente. Neste sentido, fica evidente um certo controle para a manutenção dos estudos humanistas que tinham como finalidade uma formação religiosa e cristã, sendo ausente um quadro de professores das Ciências Naturais. Foram localizadas pequenas passagens no texto que assinalam uma sútil e incipiente presença das Ciências Naturais.

Downloads

Publicado

12-04-2023

Como Citar

CUSTÓDIO, R. da S. .; CUSTÓDIO, O. da S. . O ensino de ciências da natureza no Ratio Studiorum. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 24–46, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30556. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30556. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios