Militarizar e encarcerar a Educação Básica para um projeto de nação
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30698Palavras-chave:
Projeto de Nação; Escola Civil-Militar; Encarceramento.Resumo
RESUMO: Este artigo objetiva, a partir da análise bibliográfica, documental e de referenciais teóricos, apontar e problematizar a construção de cenários e narrativas, por parte dos militares e seus asseclas, para justificar a militarização da sociedade e, com ela, a educação e a escola, projeto que tem como desdobramento o encarceramento dos processos educativo e de seus sujeitos, não só por meio das escolas militarizadas. Além de tentar mostrar a imprescindibilidade de sua existência, ações e princípios, apontamos que os agentes do braço armado do Estado vêm atuando para encarcerar e dizimar determinados grupos da população, explicitamente os jovens negros e periféricos. Apontamos ainda que, na nação dos militares, o projeto educador volta-se à educação para construção e conservação de uma sociedade excludente, misógina, racista, machista e de uma escola pautada na disciplina militar, na hierarquia, no patriotismo e no civismo.
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