Militarizar e encarcerar a Educação Básica para um projeto de nação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30698

Palavras-chave:

Projeto de Nação; Escola Civil-Militar; Encarceramento.

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva, a partir da análise bibliográfica, documental e de referenciais teóricos, apontar e problematizar a construção de cenários e narrativas, por parte dos militares e seus asseclas, para justificar a militarização da sociedade e, com ela, a educação e a escola, projeto que tem como desdobramento o encarceramento dos processos educativo e de seus sujeitos, não só por meio das escolas militarizadas. Além de tentar mostrar a imprescindibilidade de sua existência, ações e princípios, apontamos que os agentes do braço armado do Estado vêm atuando para encarcerar e dizimar determinados grupos da população, explicitamente os jovens negros e periféricos. Apontamos ainda que, na nação dos militares, o projeto educador volta-se à educação para construção e conservação de uma sociedade excludente, misógina, racista, machista e de uma escola pautada na disciplina militar, na hierarquia, no patriotismo e no civismo.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

SANTOS, C. de A. .; ALVES , M. F. . Militarizar e encarcerar a Educação Básica para um projeto de nação. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 90–112, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30698. Acesso em: 27 abr. 2024.

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FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA