Saúde Mental e o trabalho docente no Ensino Superior: um estudo documental a partir de publicações stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30739

Palavras-chave:

Professor; Trabalho; Adoecimento psíquico.

Resumo

Observa-se a partir da modernidade, que o trabalho enquanto categoria fundamental para o processo de humanização tem se distanciado do seu sen­tido original, de produtor de valores e fomentador das necessidades humanas e sociais, para se converter em produtor de mercadorias. Nesse contexto,   considerando-se o professor um trabalhador submetido às re­gras de produção e reprodução do sistema capitalista, ressalta-se a importância de refletir a respeito da relação do trabalho docente e o adoecimento psíquico no âmbito do ensino superior. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica a partir da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD), no idioma português e inglês, publicadas entre os anos de 2017 e 2021, selecionando-se 09 estudos para a análise. Os resultados demonstraram que os docentes universitários vêm construindo solitariamente o seu caminhar, muitas vezes, negligenciando e sendo negligenciado em suas fragilidades em prol de uma necessidade de se mostrar autossuficientes e produtivos, e desse modo, a atividade de trabalho esvazia-se de sentido e significado, potencializando e culminando em sofrimento e adoecimento psíquico. Para tanto, espera-se que esse estudo contribua para que as universidades encaminhem políticas internas permanentes de promoção e prevenção em saúde mental, para que os professores desenvolvam com mais qualidade  o papel que lhes cabe, o de mediador do conhecimento científico, com vistas a uma sociedade mais humana.

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Publicado

22-11-2023

Como Citar

SOARES, N.; ROSSETTO, E. Saúde Mental e o trabalho docente no Ensino Superior: um estudo documental a partir de publicações stricto sensu. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 625–644, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30739. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30739. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios