A DINÂMICA E OS DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: NO ENCALÇO DA RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30784

Palavras-chave:

Profissionalização Docente; Abordagem Sistémica; Renovação Pedagógica; Ensino Básico; Moçambique.

Resumo

O artigo ora apresentado e intitulado “A dinâmica e os Desafios da profissionalização docente: No encalço da renovação pedagógica da educação básica em Moçambique”, procura fazer uma reconstrução histórica da formação dos professores primários em Moçambique, identificando trajectórias e os paradigmas a eles subjacente, de modo a compreender a dinâmica da profissionalização e a delimitar desafios. A tónica está no contributo das instituições de formação para a iniciação da profissionalização docente. O pressuposto é o de que a profissionalização docente é um factor determinante para a renovação pedagógica da escola e para a garantia da qualidade do ensino. A profissionalização docente é percebida como uma função sistémica centrada na formação de professores competentes, ao mesmo tempo que se pressupõe que ela começa com a formação inicial. A abordagem subjacente é uma abordagem contextual, sistémica, reconstrutiva, analítica e progressiva. O artigo termina com a fundamentação da iniciação da profissionalização numa perspectiva de abordagem integrada e coordenada.

Downloads

Publicado

20-03-2023

Como Citar

MATE , G. T. E. A DINÂMICA E OS DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: NO ENCALÇO DA RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOÇAMBIQUE. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 229–254, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30784. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30784. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb