MATRIZES MÍTICAS E IMAGINÁRIAS DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30790

Palavras-chave:

Imaginário; Paulo Freire; Mitologia; Pedagogia da Esperança; Imaginação Simbólica.

Resumo

Este artigo visa, muito mais do que apresentar o conteúdo da Pedagogia da Esperança em Paulo Freire, identificar os traços míticos e imaginários que se escondem sob o viés de uma racionalidade que caracteriza o discurso pedagógico. Em outras palavras, identificar, na perspectiva de Paulo Freire, a produção simbólica (porque todo discurso é sempre simbólico) das imagens que dão conta da constituição do sentido da ação de Freire.

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Publicado

20-03-2023

Como Citar

TEIXEIRA , M. C. S. MATRIZES MÍTICAS E IMAGINÁRIAS DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 9–24, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30790. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30790. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb