OS INSTITUTOS FEDERAIS E O IMAGINÁRIO DAS MULTIVERSIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30792

Palavras-chave:

Novo Espírito Pedagógico; Pluralismo; Educação Técnico-Profissionalizante.

Resumo

O presente trabalho pretende discorrer sobre a criação do conceito de multiversidades em contraposição ao conceito já desgastado de universidade. No Brasil, traremos como objeto de experimentação a atuação dos Institutos Federais de Educação (IFs), instituições híbridas no sentido de atuarem como um liceu na formação técnica de jovens adolescentes e de atuarem como uma academia na formação superior. Assim, queremos tratar da questão a partir do prisma da formação de professores e estudantes, os quais, ao adentrar nos IFs podem readequar suas perspectivas educativas de formação que pode ser enriquecido com o imaginário demonstram a relação entre realidade e imaginário das multiversidades em proposta enquanto Novo Espírito Pedagógico.

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Publicado

20-03-2023

Como Citar

SANTOS , B. F.; MARINS , D. R. de S.; ROCHA , G. K. da . OS INSTITUTOS FEDERAIS E O IMAGINÁRIO DAS MULTIVERSIDADES. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 154–173, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30792. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30792. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb