A MULHER COM DEFICIÊNCIA: UMA CRÍTICA FEMINISTA SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA DO CUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30794Palavras-chave:
Mulher com deficiência; Movimento Social; Cuidado como Ética; Mundo do Trabalho; Políticas Públicas.Resumo
O presente artigo objetiva discutir o papel da mulher com deficiência no seio do seu próprio movimento social, assumindo como base, as críticas feministas iniciadas por Jeny Morris aos pressupostos dos teóricos que fundamentaram a Teoria Social da deficiência. Trata-se de uma revisão teórica, analítica e descritiva. Esperamos estar contribuindo para a formulação de algumas inferências sobre o fenômeno tratado, considerando-o multifacetado, polissêmico, polimorfo e multidimensional. Discutimos a opressão como elemento unificador no contexto da Teoria Social da Deficiência entretanto, é essencial que haja maior discussão para compreensão das especificidades da mulher com deficiência, no seio dos múltiplos movimentos nucleados aos quais chamamos de subconjuntos que, unidos, vão formar o conjunto do movimento social da deficiência. Estas inferências convergem, por fim, para a identificação das políticas públicas, as quais são genericamente elaboradas e, em decorrência da limitação de expressividade, algumas categorias têm sido negligenciadas. Daí a importância dessas políticas passarem a ser elaboradas na direção de apreciar as pluralidades e singularidades e de promover ações afirmativas assecuratórias para que a mulher com deficiência possa desempenhar seus papéis e conquistar um maior reconhecimento social e oportunidade laboral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.