BNCC, Currículo e Ensino Religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.31778

Palavras-chave:

Política Educacional; Regulação; Gestão.

Resumo

Nos últimos anos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido pauta de muitas discussões acadêmicas. Neste artigo, de caráter bibliográfico, nosso objetivo é refletir sobre a BNCC, compreendendo-a como uma política que articula processos de gestão, de avaliação e de regulação do currículo, a partir de um discurso que preconiza a necessidade de mudança e reforma do conhecimento, abrangendo, também, a presença do Ensino Religioso no novo documento. A base desse entendimento, na atualidade, vivencia um discurso/retórica neoeconomicista e reformista em torno da proposição e da materialização dessa política, cuja materialização e concretude pode gerar retrocessos na gestão democrática, na autonomia dos sistemas e instituições educativas, nas dinâmicas curriculares, nos processos formativos e na autonomia docente.

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Publicado

22-11-2023

Como Citar

CHIARETTI, A. T. G.; FERREIRA, V. F. S.; DERISSO, J. L. BNCC, Currículo e Ensino Religioso . Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 524–539, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.31778. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31778. Acesso em: 30 abr. 2024.

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Seção

Artigos e Ensaios