Creche e pré-escola: a questão da obrigatoriedade nas produções acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.31877

Palavras-chave:

Educação Infantil; Creche; Pré-escola; Obrigatoriedade.

Resumo

Este artigo é uma revisão sistemática que aborda a importância da creche como etapa fundamental da Educação Infantil no Brasil, com destaque para a problemática da obrigatoriedade apenas para a pré-escola. O objetivo geral foi, portanto, analisar a importância da creche e os impactos da obrigatoriedade da pré-escola na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a contribuição da creche na formação educacional e analisar os impactos socioeconômicos, educacionais e culturais da obrigatoriedade da pré-escola. A falta de acesso à creche, as desigualdades socioeconômicas, a formação inadequada dos professores, a falta de investimento em infraestrutura e as dificuldades de articulação entre as etapas foram alguns dos problemas levantados na produção acadêmica após a LDB de 1996. A análise dessa temática pode auxiliar na formulação de políticas públicas mais eficazes e na promoção de uma educação de qualidade desde a primeira infância.

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

CRISTINA TAVARES, M.; AMARAL, C. T. do; ABADIA DA SILVA, A. Creche e pré-escola: a questão da obrigatoriedade nas produções acadêmicas . Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 74–94, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.31877. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31877. Acesso em: 2 maio. 2024.