ENSINAR CIÊNCIA OU HUMANIDADES, SEGUNDO AUGUSTO COMTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3244Palavras-chave:
Comte, Filosofia, Educação, Ensino, Ciência, Humanidades.Resumo
A questão geral neste trabalho é se, segundo Comte, devemos ensinar humanidadese ou ciência. É relevante porque colhe a posição de um autor significativo sobre essa
problemática. O objetivo é esclarecer se Comte propõe o ensino das ciências ou das
humanidades; e assim contribuir para um melhor conhecimento da filosofia da educação
comtiana. Desconhecemos bibliografia específica a respeito. Como comumente se pensa que
Comte recomenda sobretudo o ensino das ciências, procuramos transcrever o mais possível os
próprios textos dele e de um discípulo ortodoxo, com o mínimo possível de comentários da
nossa parte, para não correr o risco do descrédito. Recolhemos, indutivamente, em vista de
chegar à síntese (sinteticamente), todas as referências comtianas que julgamos relevantes a
respeito da questão; apontamos, dedutivamente (posicionando-nos, portanto, analiticamente),
o seu posicionamento indireto; e fazemos a síntese, que é a “descrição” do seu
posicionamento. Concluímos que Comte propôs o ensino das humanidades e das ciências, o
ensino destas enquadrado no ensino daquelas que, por sua vez, foram tornadas científicas, ou
melhor, positivas.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
TISKI, S. ENSINAR CIÊNCIA OU HUMANIDADES, SEGUNDO AUGUSTO COMTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 113–131, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3244. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3244. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
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