A internacionalização da educação superior na perspectiva das redes colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32897Palavras-chave:
Educação Superior; Internacionalização em casa; Redes colaborativas.Resumo
A internacionalização da educação superior é considerada um dos critérios de qualidade na avaliação institucional e necessária a formação e qualificação do estudante. Além disso, busca-se por meio dela, proporcionar a construção de competências interculturais. A mobilidade é a forma mais tradicional de internacionalização, entretanto, na América Latina, sua incidência é baixa em razão de questões econômicas, e, também à dificuldade de acesso a alguns centros geoplíticos de conhecimento. Nesta direção, este artigo busca refletir sobre novas formas que necessitam ser postas em prática, para que as instituições atinjam um grau de internacionalização abrangente (comprehensive) e possam se tornar irradiadoras do desenvolvimento sustentável. Entre as principais estratégias para esse tipo de internacionalização merecem destaque as redes colaborativas que é o foco desse estudo bibliográfico.
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