A internacionalização da educação superior na perspectiva das redes colaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32897

Palavras-chave:

Educação Superior; Internacionalização em casa; Redes colaborativas.

Resumo

A internacionalização da educação superior é considerada um dos critérios de qualidade na avaliação institucional e necessária a formação e qualificação do estudante. Além disso, busca-se por meio dela, proporcionar a construção de competências interculturais. A mobilidade é a forma mais tradicional de internacionalização, entretanto, na América Latina, sua incidência é baixa em razão de questões econômicas, e, também à dificuldade de acesso a alguns centros geoplíticos de conhecimento. Nesta direção, este artigo busca refletir sobre novas formas que necessitam ser postas em prática, para que as instituições atinjam um grau de internacionalização abrangente (comprehensive) e possam se tornar irradiadoras do desenvolvimento sustentável. Entre as principais estratégias para esse tipo de internacionalização merecem destaque as redes colaborativas que é o foco desse estudo bibliográfico.

Referências

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de cooperação empresarial:

estratégias de gestão na nova economia. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Geocapes: sistema de informações georreferenciadas. Brasília: CAPES, 2022. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 25 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2022: divulgação dos resultados. Brasília: Ministério da Educação, 10 out. 2023. Documento em PDF.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 22. ed. Rio de Janeiro: São Paulo, 2020.

CROWTHER, P. et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education, 2000.

DE WIT, H. Las dinâmicas de la internacionalización a través de la movilidad académica. In: SALMI, J. et al. Reflexiones para la política de Internacionalización de la Educación Superior em Colombia. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional, 2014, p. 135-158.

DE WIT, H. Misconceptions about (the end of) internationalization, challenges and opportunities for the future Hans. Educación Superior y Sociedad, Caracas, v. 21, n. 21, p. 65-78, 2017. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/27. Acesso em: 04 jun. 2023.

DIDRIKSSON, A. Educación superior y sociedad del conocimiento en América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de la Conferencia Mundial de la Unesco. In: TÜNNERMANN, B. C (ed.). La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años despues de la conferencia mundial. Colômbia: Pontificia Universidad Javeriana Colombia, 2008. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_fabrik&c=form&view=details&Itemid=840&fabrik=10&rowid=5&tableid=10&lang=es. Acesso em: 12 ago. 2014.

GACEL-ÁVILA, J. La dimensión internacional de las universidades: contexto, procesos, estrategias. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2006.

GACEL-AVILA, J. La dimensión internacional de las universidades mexicanas. Educación superior y sociedad, Caracas, v. 11, n. 1, p. 121-142, 2000. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/135. Acesso em: 13 jul. 2019.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.

HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: institutional pathways to success. Nova York: Routledge, 2015.

KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2020.

LAUS, S. P.; MOROSINI, M. C. Internationalization of higher education in Brazil. In: DE WIT, H., JARAMILLO, I.; GACEL-ÁVILA, J.; KNIGHT, J. (ed.). Higher Education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005. (Directions in development).

LOPES, F. D.; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como

estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 5, p. 1007-1035, set./out. 2009. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rap/a/8Wswr4Zg4vHwBZ7FjyMc64G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2024.

LUNA, J. M. F. de (Org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. Campinas: Pontes, 2016.

MEDINA, T. O. Introducción. La cooperación Sur-Sur en América Latina y el Caribe: balance de una década (2008-2018). In: MEDINA, T. O.; MUÑOZ, E. E. (orgs.) La cooperación sur-sur en América Latina y el Caribe: balance de una década (2008-2018). Buenos Aires: CLACSO, 2019.

MENTGES, M. J. Internacionalização e organização em rede: uma proposta para a Rede Internacional Marista de Educação Superior. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/24380. Acesso em: 13 fev. 2024.

MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/k4qqgRK75hvVtq4Kn6QLSJy/?lang=pt. Acesso em: 13 fev. 2024.

MOROSINI, M.; CLEMENTE, F. A. S. Inter (nacionalização e culturalidade): constructos gêmeos em contextos emergentes da Educação Superior. In: CUNHA, M. I. da; RIBEIRO, G. M. (Org.) Práticas pedagógicas na educação superior: desafio dos contextos emergentes. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020. (Série Ries/Pronex, v. 8). p. 233-249.

MOROSINI, M.; CORTE, M. G. D. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia Brasileira da Educação Superior. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021. p. 35-170. v. 1. (Série Ries/Pronex, 10).

MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030. Educação temática digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 632-650, jul./set. 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8659308. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000300632&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2024.

MOROSINI, M. C.; NEZ, E de. Redes de pesquisa como proposta integradora para a internacionalização do conhecimento em contextos emergentes. Inter Ação, v. 45, n. 3, p. 688-703, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62131/35882. Acesso em: 03 mar. 2021.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Brasília: Nações Unidas, c2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 11 mar. 2023.

NILSSON, B. Internationalising the curriculum. In: CROWTHER, P. et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education, 2000.

OECD. A OCDE e o Brasil: uma relação mutuamente benéfica. [Paris]: OECD, [202-].Disponível em: https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues/. Acesso em: 19 out. 2023.

OECD. Higher education to 2030: globalisation. Paris: OECD, 2009. v. 2. Disponível em: http://www.oecd.org/education/ceri/highereducationto2030volume2globalisation.htm#ES. Acesso em: 12 nov. 2021.

PNUD. Relatório de desenvolvimento humano 2021/2022. Nova York: PNUD, 2022. Disponível em: https://www.undp.org/pt/brazil/desenvolvimento-humano/publications/relatorio-de-desenvolvimento-humano-2021-22. Acesso em: 28 mar. 2023.

STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: revista do conselho de reitores das universidades brasileiras, Brasília, v. 24, n. 48, 2003.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 18 ago. 2020.

UNESCO. Education 2030: Incheon declaration and framework for action: towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all. Incheón: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278. Acesso em: 18 ago. 2020.

WERNICKE. F.; KORSUNSKY. L. Introducción. In: TANGELSON, G. (comp.) Desde el sur: miradas sobre la internacionalización. Remedios de Escalada: Ediciones de la Universidad Nacional de Lanús, 2014. Disponível em: http://erasmusplusriesal.org/sites/default/files/16._desde-el-sur-miradas-sobre-la-internacionalizacion.pdf. Acesso em: 13 fev. 2024.

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

NEZ, E. de; MENTGES , M. J.; MOROSINI, M. C. A internacionalização da educação superior na perspectiva das redes colaborativas. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 107–126, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32897. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32897. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares