Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperações: perspectivas interdisciplinares entre Brasil e Ucrânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.33532

Palavras-chave:

Educação universitária; Interdisciplinaridade; Fronteiras.

Resumo

O dossiê "Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperações: perspectivas interdisciplinares entre Brasil e Ucrânia" reúne artigos nacionais e internacionais que problematizam as complexas relações do Ensino Superior em condições de crise, cooperação transfronteiriça entre culturas e campos do conhecimento. Tendo a interdisciplinaridade como horizonte, os manuscritos dialogam a respeito de como as universidades podem construir pontes entre as fronteiras disciplinares, de modo a promoverem a coexistência pacífica em regiões marcadas por conflitos e divisões. Os textos abordam o potencial da internacionalização e da cooperação universitária. Em termos gerais, esta edição fornece uma contribuição instigante e oportuna para os debates sobre o papel do Ensino Superior na construção de sociedades mais justas e pacíficas.

Referências

Esse dossiê somente foi possível, graças ao apoio da Fundação Araucária, a quem registramos os nossos sinceros agradecimentos, que por meio do “Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos” financiou a vinda de três pesquisadores visitantes da Ucrânia para atuarem no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste, campus Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

HOLOD , A.; ALVES , F. L.; ILINA, M.; FELENCHAK , Y. Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperações: perspectivas interdisciplinares entre Brasil e Ucrânia . Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 1–8, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.33532. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/33532. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares