O FENÔMENO EDUCATIVO NA AMÉRICA LATINA: BRASIL, VENEZUELA, MÉXICO E CHILE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.3563Palavras-chave:
América Latina, Desenvolvimento, Políticas educacionais.Resumo
Este artigo busca a partir da realidade do Brasil, Venezuela, México e Chile, apontar elementos relacionados ao fenômeno educativo na América Latina. Para tanto, assume como procedimento metodológico a analise comparada, que através da diferenciação e da associação possibilita uma leitura aproximada de uma realidade complexa e diversificada como a aqui estudada. Na perspectiva de compreender o fenômeno educativo latino-americano, tendo por referência os quatro países mencionados, lançou-se mão da coleta de dados apresentados por distintos organismos que tem como objetivo, elaborar panoramas periódicos da realidade da América Latina e Caribe, considerando as variáveis econômica e social. O processo de sistematização teve por nexo as reformas da década de 1990 que, a partir do Consenso de Washington, delinearam as reformas dos Estados latino-americanos neste período, o que possibilitou uma compreensão sobre o papel do Estado e das políticas educacionais por ele efetivadas, que tem influência direta no que concerne ao fenômeno educativo aqui analisado.
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