O FENÔMENO EDUCATIVO NA AMÉRICA LATINA: BRASIL, VENEZUELA, MÉXICO E CHILE

Autores

  • Alex Verdério
  • Liliam Faria Porto Borges

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.3563
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

América Latina, Desenvolvimento, Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo busca a partir da realidade do Brasil, Venezuela, México e Chile, apontar elementos relacionados ao fenômeno educativo na América Latina. Para tanto, assume como procedimento metodológico a analise comparada, que através da diferenciação e da associação possibilita uma leitura aproximada de uma realidade complexa e diversificada como a aqui estudada. Na perspectiva de compreender o fenômeno educativo latino-americano, tendo por referência os quatro países mencionados, lançou-se mão da coleta de dados apresentados por distintos organismos que tem como objetivo, elaborar panoramas periódicos da realidade da América Latina e Caribe, considerando as variáveis econômica e social. O processo de sistematização teve por nexo as reformas da década de 1990 que, a partir do Consenso de Washington, delinearam as reformas dos Estados latino-americanos neste período, o que possibilitou uma compreensão sobre o papel do Estado e das políticas educacionais por ele efetivadas, que tem influência direta no que concerne ao fenômeno educativo aqui analisado.

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Publicado

01-07-2010

Como Citar

VERDÉRIO, A.; BORGES, L. F. P. O FENÔMENO EDUCATIVO NA AMÉRICA LATINA: BRASIL, VENEZUELA, MÉXICO E CHILE. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.3563. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3563. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas Sociais na América Latina