“MUNDO DE GIGANTES”, MUNDO DE CRIANÇAS: INTERAÇÃO OU INTERDIÇÃO DO BRINCAR NA ESCOLA?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4235Resumo
A proposta deste texto é apresentar reflexões sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança e o conhecimento sobre o brincar na formação e prática de um grupo de professores egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão/PR. A reflexão orienta-se pela perspectiva sócio-histórica, que ressalta as contribuições das mediações culturais para o desenvolvimento. O objetivo é compreender as relações e contradições da dinâmica curricular que contextualiza a ação pedagógica do professor e implica a interação ou a interdição do brinquedo na organização escolar e no processo de ensino e aprendizagem, considerando que a forma como a escola se organiza tem importantes repercussões na forma como adultos e crianças sentem, imaginam e interagem para a apropriação da cultura. Os resultados apontam para a restrição dos tempos de brincar, à medida que avança a escolarização da criança, e para a ocorrência de um processo de didatização da brincadeira, que passa a ser usada para exercitar e facilitar a transmissão de conteúdos, perdendo suas características constitutivas e tornando-se uma atividade pedagógica.Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
DOS SANTOS, A. M.; DE ALMEIDA, B. “MUNDO DE GIGANTES”, MUNDO DE CRIANÇAS: INTERAÇÃO OU INTERDIÇÃO DO BRINCAR NA ESCOLA?. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4235. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4235. Acesso em: 19 maio. 2025.
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