FORA DOS MUROS DA ESCOLA: PROCESSOS DE EVASÃO E CULTURAS LOCAIS NO ENSINO NOTURNO.
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4919Palavras-chave:
evasão escolar, desinteresse, culturas locais.Resumo
Quando se pensa a realidade do aluno que estuda no horário noturno, o risco da evasão escolar torna-se, particularmente, mais crítico. O aluno do curso noturno, de um modo geral, é aquele que necessita voltar a estudar por questões comumente associadas à sua vida profissional; quase sempre, sua trajetória escolar foi marcada por um grande número de reprovações, levando-o a retomar seus estudos em horário noturno por incompatibilidade entre a jornada diurna e a demanda regular de suas atividades de trabalho. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo acrescentar maiores informações sobre os motivos pelos quais os alunos de uma escola da periferia da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro, abandonaram a escola. Tomando como base, o levantamento socioeconômico dos alunos, a distância dos mesmos da residência para a escola, a metodologia utilizada pelos professores em suas respectivas disciplinas, bem como as principais estratégias utilizadas pelos professores para conter tal evasão. Dos dados levantados, constatou-se que os alunos que moravam próximo à escola foram os que mais evadiram, tendo como principais motivos o desinteresse e o apelo pela(s) cultura(s) do entorno.Publicado
06-09-2011
Como Citar
GONZAGA, L. L.; LANNES, D. R. C. FORA DOS MUROS DA ESCOLA: PROCESSOS DE EVASÃO E CULTURAS LOCAIS NO ENSINO NOTURNO. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4919. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4919. Acesso em: 28 jan. 2025.
Edição
Seção
Políticas Educacionais
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.