AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: SUBSÍDIOS PARA PENSAR O FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.652Palabras clave:
Educação infantil, Educação básica, Sentimentos de Infância.Resumen
Diante da crescente expansão da Educação Infantil no Brasil e no mundo, ocorrido nas últimas décadas, a inclusão da criança de 0 a 6 anos de idade em creches e pré-escolas já é um direito da Legislação Educacional, a qual além de reiterar o direito constitucional, garante também um caráter educativo adequado as especificidades dessas crianças. Esse reconhecimento da necessidade de se criar um espaço de aprendizado e conhecimento às crianças pequenas, traz a importância de repensar as relações da prática pedagógica desenvolvida até então nessas instituições. Este artigo busca realizar um breve levantamento histórico dos diferentes sentimentos atribuídos às crianças pequenas em diferentes períodos e sociedades, com o objetivo de clarificar os paradigmas educacionais atuais voltados à primeira infância. Outro aspecto refere-se à reflexão sobre as duas redes de ensino que são oferecidas: creches e pré-escolas dando visão ao objetivo de inclusão da criança de 0 a 6 anos de idade ao sistema de ensino e à proposta atual do cuidar e educar.Descargas
Publicado
07-12-2007
Cómo citar
DORIGO, H. M. G.; DO NASCIMENTO, M. I. M. AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: SUBSÍDIOS PARA PENSAR O FUTURO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 15–32, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.652. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/652. Acesso em: 18 may. 2025.
Número
Sección
Educação Infantil e Ensino Fundamental
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