UNIOESTE: DA ESTADUALIZAÇÃO AO RECONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.659Palavras-chave:
Movimento regional, Governos estaduais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Resumo
Este artigo é resultado de Monografia apresentada ao Curso de Especialização em História da Educação Brasileira, pela UNIOESTE, Campus de Cascavel. Tem por objetivo construir a trajetória histórica dessa universidade, mais precisamente do processo de estadualização até o reconhecimento. Para isso, realizei um resgate histórico da conjuntura, desde o início dos debates sobre a necessidade de uma universidade regional, passando pela estadualização das faculdades isoladas de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon, chegando até o reconhecimento dos quatro campi como uma só universidade de caráter regional. O estudo demonstrou que o movimento regional do oeste provocava incômodo nos governos do Estado em suas diferentes épocas até ser conseguido o objetivo que era o reconhecimento da universidade no ano de 1994. Hoje, a UNIOESTE é reconhecida nacionalmente pela produção científica e pela qualidade que mantém no ensino, na pesquisa e na extensão. É necessário manter essa hegemonia científica e sua característica de universidade pública, gratuita e de qualidade.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
BALBINOTTI, V. L.; KUIAVA, J. UNIOESTE: DA ESTADUALIZAÇÃO AO RECONHECIMENTO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 111–122, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.659. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/659. Acesso em: 20 maio. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos da Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.