SEGREDOS DE SER/ESTAR NA UNIVERSIDADE: MOVIMENTOS INSTITUÍNTES A PARTIR DO PARADIGMA ÉTICO-ESTÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8775Palavras-chave:
Imaginário Social, Formação docente, Cuidado de si, Ética-estéticaResumo
Começamos a gestar em um grupo de pesquisa, um encontro que instituísse outras maneiras de estar juntos na universidade, um lugar de compartilhamento de saberes e experimentações estéticas buscando romper com a dicotomia entre ciência e arte. Implicadas na organização e também como participantes deste, olhamos para o nosso processo formativo e percebemos tal evento como um dispositivo de criação, esta que, para Castoriadis não é a descoberta, mas a constituição do novo. Nesta narrativa de formação, escrita a quatro mãos, além de contarmos a nossa história dialogamos com outros personagens que foram escolhidos por habitarem o mundo das nossas pesquisas. Exercitando a possibilidade de criação, para este artigo nos lançamos ao desafio de narrar nossa experiência a partir de um conto. A partir desta experiência, percebemos que é possível criar movimentos instituíntes de aproximação, cuidado de si, trabalho em grupo, criação e compartilhamento das pesquisas. Assim, focamos na universidade sob o paradigma ético-estético, este, que aciona um outro lado da razão, pautado na sensibilidade, nas emoções e no corpóreo, buscando desvendar os segredos de se instituir outras maneiras de ser/estar na instituição.Downloads
Publicado
17-10-2013
Como Citar
SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, M. da; HARTMANN - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, M. R. SEGREDOS DE SER/ESTAR NA UNIVERSIDADE: MOVIMENTOS INSTITUÍNTES A PARTIR DO PARADIGMA ÉTICO-ESTÉTICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 127–138, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.8775. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8775. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.