PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇADAS NA “REALIDADE” DO CAMPO: DIFERENTES TEMPOS... DIFERENTES LÓGICAS...

Autores

  • Claudia Glavam Duarte - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8903

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar as diferentes lógicas que sustentam/sustentaram um dos enunciados bastante recorrentes no campo da Educação Matemática e que diz respeito a necessidade de propormos atividades didático pedagógicas alicerçadas na “realidade” do aluno. Especificamente, este texto tem a intenção de adensar o olhar para o trabalho pedagógico realizado a partir da “realidade” do campo. O material empírico aqui apresentado e que sustenta a análise foi extraído da Revista do Ensino do Estado Rio grande do Sul no período de 1939 a 1941. Assim, é intenção deste texto apontar para as diferentes racionalidades que sustentavam esse enunciado em meados do século XX e na contemporaneidade. Dito de outra forma, trata-se de analisar os discursos prescritivos que afirmam a importância de se trabalhar com a “realidade” dos alunos provenientes do meio rural apontando para algumas descontinuidades discursivas presentes em meados do século XX no Estado do Rio Grande do Sul e na contemporaneidade.

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Publicado

11-11-2013

Como Citar

DUARTE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, C. G. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇADAS NA “REALIDADE” DO CAMPO: DIFERENTES TEMPOS... DIFERENTES LÓGICAS... Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 249–260, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.8903. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8903. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios