UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE (ÉTICO-AMBIENTAL)

Autores

  • Ana Paula Pedro - Universidade de Aveiro/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8907

Resumo

É amplamente reconhecido que o processo de globalização está a mudar a economia, a política, a cultura, a história e o ambiente com inevitáveis repercussões na vida dos sujeitos. Contudo, tal facto exige do sujeito um constante repensar do seu exercício de cidadania que jamais se poderá continuar a fazer nos moldes de um pensamento ético tradicional.

Neste contexto, a questão da responsabilidade surge como uma problemática essencial não só de análise - que perpassa gerações - mas, igualmente, de uma praxis cada vez mais consciencializada que favoreça a mudança.

A educação ambiental com crianças é perspetivada neste artigo como uma resposta (spondere) para esta questão, na medida em que aquelas são excelentes catalisadores de mudança capazes, inclusivamente, de influenciar as atitudes daqueles que os rodeiam, no sentido de os ajudar a alterar seus hábitos ambientais, exercendo, assim, a sua influência a nível da sociedade global.

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Publicado

11-11-2013

Como Citar

PEDRO - UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PORTUGAL, A. P. UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE (ÉTICO-AMBIENTAL). Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 223–238, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.8907. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8907. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios