UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE (ÉTICO-AMBIENTAL)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8907Resumo
É amplamente reconhecido que o processo de globalização está a mudar a economia, a política, a cultura, a história e o ambiente com inevitáveis repercussões na vida dos sujeitos. Contudo, tal facto exige do sujeito um constante repensar do seu exercício de cidadania que jamais se poderá continuar a fazer nos moldes de um pensamento ético tradicional.
Neste contexto, a questão da responsabilidade surge como uma problemática essencial não só de análise - que perpassa gerações - mas, igualmente, de uma praxis cada vez mais consciencializada que favoreça a mudança.
A educação ambiental com crianças é perspetivada neste artigo como uma resposta (spondere) para esta questão, na medida em que aquelas são excelentes catalisadores de mudança capazes, inclusivamente, de influenciar as atitudes daqueles que os rodeiam, no sentido de os ajudar a alterar seus hábitos ambientais, exercendo, assim, a sua influência a nível da sociedade global.
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