A FENOMENOLOGIA DA IMAGINAÇÃO NA “POÉTICA DO ESPAÇO” DE GASTON BACHELARD
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8934Resumen
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do potencial educativo da estética bachelardiana, na obra A Poética do Espaço (1974). Discute-se, nele, como o espaço poético, o espaço da sensibilidade pode ser compreendido através de uma poética da casa, da morada como proteção, espaço da habitação. Destacam-se como habitações que chamam mais a atenção dos poetas, a casa dos sonhos e a casa da memória – a casa da infância, da intimidade, do devaneio da imensidão. A imaginação pede por espaços amplos, imensos, inalcançáveis, excessivos, exagerados. A imaginação busca, nos protótipos das casas primitivas, aquelas que acolhem os sonhos, como o ninho, a concha e o espaço da intimidade dos objetos, colorindo, assim, as imagens que saem dos cofres, das gavetas e dos armários.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
DE OLIVEIRA SILVA - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA, L. B. A FENOMENOLOGIA DA IMAGINAÇÃO NA “POÉTICA DO ESPAÇO” DE GASTON BACHELARD. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 329–341, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i16.8934. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8934. Acesso em: 12 abr. 2025.
Número
Sección
Núcleo Temático: Imaginário e Educação
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.