O IMAGINÁRIO DA MATEMÁTICA NA OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA DE MONTEIRO LOBATO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.16432
Organismes subventionnaires
CNPQ
Mots-clés :
imaginário, aritmética, Monteiro Lobato, educaçãoRésumé
Este artigo objetiva investigar conceitos acerca do imaginário matemático na obra Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato. De fato, ainda nas primeiras páginas do livro, aparecem expressões como “o país da matemática”, “a terra dos números”, em referência à Aritmética. Aliás, é isso que a composição do título do livro feita com os termos “aritmética” e a expressão “da Emília” sugerem. Nas palavras de Lobato, Aritmética é aquilo que compõe um dos gomos de uma laranja azeda chamada matemática. Chupar essa laranja seria extrair o suco da razão. Mas tanta razão poderia não interessar ao público a que Lobato destinou seu livro – as crianças. Por isso, o nome do referido romance articula-se com a expressão “da Emília”, para adocicar com o tempero da imaginação viva e questionadora, o rigor azedo da ciência. Pois uma Aritmética do Visconde seria uma expressão redundante, uma vez que esse personagem é símbolo do pensamento científico, na obra do escritor. Por certo, ao longo do romance, quem desempenha o papel de professor da turma é o Visconde. No entanto, a Aritmética sai sob o nome de Emília, devido à molecagem aprontada pela boneca, que alterou o nome do “verdadeiro” autor nos manuscritos da aritmética.Téléchargements
Publié-e
15-03-2017
Comment citer
OLIVEIRA, A. G.; DE OLIVEIRA SILVA, L. B. O IMAGINÁRIO DA MATEMÁTICA NA OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA DE MONTEIRO LOBATO. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.16432. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16432. Acesso em: 19 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos e Ensaios
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.